:)

:)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TRILHA DESEJO DO MÊS : )

Serra do Japí

        O turismo na Serra do Japí é regulamentado pelas leis que a protegem como Reserva da Biosfera. É necessário se informar com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente sobre qualquer passeio ou turismo que pretenda-se fazer na Serra.
         As cachoeiras, por exemplo, que tinham acesso livre aos visitantes, recentemente foram proibidas de visitas sem autorização, devido à depredação e falta de preservação dos locais por parte dos visitantes.
          A Serra conta com hotéis fazenda, SPA, hípicas, prática de esportes radicais, como rally e arvorismo, trilhas, além de ser um ótimo local para caminhada, corrida, ciclismo, hipismo e Turismo Ecológico em geral. Lembrando que muitas dessas atividades necessitam de prévia autorização. A Serra também faz parte do Circuito das Frutas, pois conta com algumas fazendas de plantação de uva e morango e algumas vinícolas.

Trilhas na Serra do Japí

           Todas as trilhas do Japi foram fechadas em janeiro de 2011, depois que uma visitante passou mal e os socorristas do Samu tiveram dificuldades para chegar até o local. O novo governo de Jundiaí teria autorizado o dono da Fazenda Ribeirão voltar a receber público.
       As demais trilhas da Serra do Japí estão fechadas por falta de monitoria. Existem projetos de reabertura em andamento. Abaixo confira as trilhas mais conhecidas da Serra:
  • Trilha do Trial: Com área para estacionamento e trecho asfaltado até a entrada da trilha, o condomínio Serra da Ermida conta com a represa do DAE, que abastece com água da Serra os bairros de Eloy Chaves e Medeiros. A trilha é estreita através da mata fechada, tem córregos de nascentes, troncos e rochas que levam à Cachoeira Trial.
  • Trilha do condomínio: Também na Serra da Ermida essa trilha é um pouco mais aberta, permitindo apreciar a vista da Serra, sua diversidade de fauna e flora.
  • Trilha do Mirante: Local na estrada para deixar poucos carros e ônibus, o passeio tem início na entrada da Base Ecológica. Passando por um brejo de altitude, bica d´água, mata nativa e alguns mirantes, o ponto de chegada é um dos mais altos da Serra, o Observatório Astronômico Kiko de Mateu hoje desativado, mas que oferece ótima visão de toda a Serra.
  • Trilha do Paraíso: Mesmo percurso da trilha do Mirante, passando por viveiro de mudas nativas, atravessando córregos, com vegetação muito preservada, o ponto de chegada é a Cachoeira Paraíso. 
Mais informações: http://guiadoviajante.com/77/serra-do-japi-sp/
 


Fonte: http://www.jundiai.com.br/turismo-na-serra-do-japi 

2 comentários:

  1. Está na alça de mira!!! Hehehehe!
    Neto Madureira

    ResponderExcluir
  2. Ameeei o blog demaais!!! Estarei sempre acompanhado, ótimas trilhas, picos e dicas!!!
    Karina Tempeste

    ResponderExcluir

Comenta... Compartilha... Curte... Participa conosco!!!!