:)

:)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

TRILHA DESEJO DO MÊS : )

SERRA DA CANASTRA



A Serra da Canastra abrange 6 municípios de Minas Gerais: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio e é uma região aberta para esportes radicais e que contém muitas trilhas.

Em meio a cercas, currais e telhados de pedra, nos campos e cerrados em que vaga o lobo-guará, são necessários no mínimo quatro dias para conhecer superficialmente o parque nacional da Serra da Canastra e seu entorno. 

Além da maravilhosa gastronomia mineira, a serra tem seu queijo típico, com aroma especial, e aguardentes com excelente reputação. O labirinto de trilhas e a rede de pousadas locais agradam jipeiros e motociclistas, proporcionando todo tipo de viagem "off-road". 

Para a expedição em jipes, é recomendável levar um mecânico, e, para viagens em motos, um médico. Por ser mais lento, o jipe permite apreciar melhor a paisagem e realizar o passeio em família.
Como somente algumas trilhas estão demarcadas no GPS e elas não estão sinalizadas, é imprescindível contar com um guia que conheça bem a região. 

A parte alta do parque é plana - os chapadões - por isso os praticantes de trilha preferem a parte baixa, que é formada por morros e pirambeiras pelos quais as águas descem formando inúmeras cachoeiras - as mais conhecidas são a Casca d' Anta e a Maria Augusta.

Como desafio, os morros e a travessia de rios são os maiores obstáculos. Pode parecer óbvio, mas todo cuidado com os buracos é pouco. 

É importante levar em conta as diferenças entre as estações do ano para praticar o turismo "off-road". No inverno, focos de incêndio acidentais podem se transformar em vastas queimadas, porém os rios estão vazios, e as águas, cristalinas, de fácil travessia para os veículos 4x4. Por outro lado, durante o verão não há risco de incêndios, pois o solo permanece úmido. 

Para os que apreciam eventos folclóricos, há uma festa de Reis fora de época que reúne milhares de pessoas vindas de todos os rincões da serra da Canastra. 

Para quem vem de São Paulo, o melhor é chegar por Passos (MG). Vindo de Belo Horizonte, é recomendável o acesso por São Roque de Minas-Piumhi, pelo leste, e pela cidade de Sacramento, a partir do triângulo mineiro. 

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1068523-serra-da-canastra-agrada-praticantes-de-viagens-off-road.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta... Compartilha... Curte... Participa conosco!!!!