:)

:)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Monte Verde

Belos caminhos até Campos do Jordão

Autor: Chris Bueno
Data: 24/7/2013


Tanto Monte Verde quanto Campos do Jordão possuem muitas opções para os amantes dos esportes de aventura. O trekking é uma das atividades mais praticadas.

Em Monte Verde, é possível realizar caminhadas até a Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado (os mais visitados), com percursos que variam de uma a cinco horas de passeio. Em Campos do Jordão, a trilha das Três Matas, do Alto Capivari, do Rola Tronco e do Tombo Certo são excelentes opções de passeio, para trekking ou para mountain bike.

Outra atividade muito praticada é o off-road, de carro ou de moto. É possível realizar passeios pelas longas estradas rurais, pelas serras, e até visitar locais como Cachoeira dos Pretos, Pedra do Forno, Bairro do Bom Jardim (em Monte Verde); ou fazer as trilhas da Pedra do Baú, Pedra Moura, Pico Agudo e Pico de Itapeva (em Campos do Jordão). As estradas rurais também são uma ótima opção para passeios de mountain bike.

Em Campos ainda é possível fazer escaladas na Pedra do Baú e na Pedra Moura; e asa-delta no Pico Agudo e no Pico de Itapeva. Nas duas cidades é possível encontrar agências e operadoras para praticar rafting, bóia cross, escalada em rocha e arborismo.

Conhecendo mais

A estrada entre Monte Verde à Campos do Jordão foi caminho de índios e passagem do ouro de Minas Gerais que era levado para o reino (as caravanas que levavam o ouro recolhido das minas paravam para repouso nas vilas ao longo da estrada). Tudo isso confere valor histórico à trilha e deixa o caminho ainda mais interessante. A estrada é utilizada apenas por moradores locais e por alguns caminhões de madeira, circulando apenas poucos carros e nenhum ônibus. A trilha faz parte do “Caminho da Fé”, que leva peregrinos até Aparecida do Norte (SP). É possível ver e conversar com alguns viajantes pelo caminho.

A topografia acidentada da região é dominada pelas imponentes montanhas da Mantiqueira, cujos picos se elevam a mais de 2000 metros de altura. O clima da região oscila entre 25ºC e 10ºC durante o ano, chegando a registrar temperaturas negativas durante o inverno.

A região é dominada por uma rica vegetação, formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica (incluindo araucárias nativas com centenas de anos de idade), além de uma extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos.

Boa parte da mata original está hoje sob proteção governamental e constitui a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias. Essa grande quantidade de vegetação favorece a existência de várias espécies animais, em especial pássaros de diversos tipos e esquilos – que se transformaram em um símbolo de Monte Verde.

Para maiores informações acesse o site: www.clubedopicapeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta... Compartilha... Curte... Participa conosco!!!!